sexta-feira, 27 de junho de 2014

RETROCESSO DEMOCRÁTICO? – Rafael Brasil - 27.06.2006



RETROCESSO DEMOCRÁTICO? – Rafael Brasil 

Ainda estamos em clima de copa do mundo, e muita gente, creio que a grande maioria das pessoas, dêem como certa a vitória de Lula nas próximas eleições. As denúncias de corrupção não pegaram no presidente, que segue feliz e fagueiro, e com a maior cara de pau, diz que tudo de bom foi por causa de seu governo, que indubitavelmente, “foi o maior da nossa história”. E, claro, o melhor, ora bolas, as elites têm que engolir.  Principalmente na economia, onde o país , segundo as previsões presidenciais, terá um salto efetivamente de qualidade, onde “assistiremos o milagre do crescimento econômico sustentado”.
As oposições, por sua vez, estão divididas, pois o melhor candidato em todos os sentidos, isto é , tanto em termos de qualidade intelectual, como em termos eleitorais foi afastado da disputa. Como o candidato ungido pelos caciques partidários, e pela plutocracia paulista, dizem, não decola, os nervos ficam à flor da pele. E esta eleição, ao que tudo indica, será polarizada, entre os dois candidatos, o do governo, outro da oposição, auto-intitulada de social-democrata. Mas eleições, são eleições, muito imprevisíveis. Um fato, uma pedra no meio do caminho, poderá mudar tudo. Ainda teremos a propaganda eletrônica, e se tiver segundo turno, a guerra será feia. Será, mais ou menos uma guerra para nada, ou quase nada. Os dois, não vão mudar a economia nem tampouco o sistema, menos mal. Mas com Lula, as coisas devem piorar. Como Sarney, este presidente tende a ceder ao peso das inúmeras corporações, freando as reformas. Já aumentou muito o gasto público, e tudo indica que vai gastar mais, dando aumentos significativos ao funcionalismo, judiciário e agora, militares. Professores nem pensar, pois o FUNDEB está parado, se não me engano no senado. O próximo presidente, inevitavelmente, terá que colocar a mão no freio. Será que, se eleito, Lula irá reclamar da herança maldita, como vem fazendo agora?
Lula ganhando, vai ficar mais difícil para governar. O PT terá sua bancada significativamente reduzida, pelos escândalos em que se meteu. Então, Lula ficará refém de nada mais, nada menos, do que o famigerado Sarney. Que quase acaba com o Brasil quando foi presidente. E a banda podre do velho e carcomido PMDB, claro, essa gente que vem mamando, desde os tempos da chamada nova república, que agora se parece cada vez mais com a velha. E os fisiológicos de sempre, que sempre permearam significativamente a nossa esfera política, estes egressos do PP, do PTB, PSB, e mesmo PC do B, que anda fazendo beicinho para Lula, mas o que querem mesmo são os cargos, os cargos do governo, os inseparáveis cargos.
Também está nas mãos do presidente, grande parcela dos movimentos sindicais, e os chamados movimentos sociais. Essa gente adoraria governar sem o parlamento. Para que parlamento, se ele só serve aos interesses burgueses? Ou melhor, vamos fazer um novo parlamento, seguindo inclusive outras regras do jogo? Aí a tentação. Tentação esta que balança nos corações e mentes de muitos marxistas-leninistas tupiniquins, como um tipo como Zé Dirceu, por exemplo...Isto é, se não tivermos candidatos à altura, ou mantivermos a inação, como arma política. A esse respeito, Trotski, diria que uma das piores posições políticas, é de inação. E a inação, digamos, está corroendo os mais variados corações e mentes de muitos setores realmente progressistas da nação.
Particularmente, vejo a provável vitória de Lula, mais como resultado da incompetência das oposições. Mas convenhamos, o presidente tem demonstrado um cinismo e cara de pau antes nunca visto no país. Diz coisas absurdas quase todos os dias. Para começar, as oposições deviam mesmo seguir suas recomendações em publicar amplamente as maracutaias deste governo. Já seria um bom início. Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário