domingo, 15 de dezembro de 2013

Frases antológicas de Ariano Suassuna

Frases antológicas de Ariano Suassuna



Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres “Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”. É também romancista, poeta, filósofo e advogado. Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.
Defensor militante da cultura brasileira, Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.
A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos “folhetos” do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados“.
Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 maio 1975.
Frases de Suassuna:
“A humanidade se divide em dois grupos, os que concordam comigo e os equivocados.”
“Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais”.
“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”.
“Jamais falei mal de Molière, mas querer que eu aceite Elvis Presley já é demais”.
“A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto… Nunca vi um gênio com gosto médio.”
“… que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.”
“Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas”
“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.”
“Eu digo sempre que das três virtudes teologais , sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança.”
“Não tenho medo de andar de avião como muitos dizem. O que eu tenho é tédio. Não agüento mais olhar aquelas aeromoças fazendo um teatro mímico para mostrar aos passageiros como usar às máscaras de oxigênio em caso de despressurização, e a porta de emergência.”
“Em vez de porta-aviões, os americanos hoje mandam Michael Jackson e Madonna para dominar o Brasil.”
“Na pré-história, os cavalos comiam só mato e os homens começaram a comer carne. A evolução trouxe a raça humana até aqui e os cavalos continuam sendo vegetarianos até hoje. É por isso que nunca parei de comer carne.”
“Em redor do buraco tudo é beira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário