sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA

MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA
DITADURAS E REGIMES TOTALITÁRIOS NO SÉCULO XX
-TOTALITARISMO: Predomínio total do estado e do partido sobre a sociedade.  Os regimes totalitários apresentam como principal característica a presença de um partido e de uma ideologia de estado. 
Por exemplo, no comunismo a predominância do partido comunista, com a ideologia do predomínio da classe operária, esta representada pelo partido comunista, como condutora da sociedade.
No nazismo, a predominância do partido nazista, este com a ideologia da supremacia racial alemã (ariana) sobre as demais, e tendo o anti-semitismo como um fator da implantação da eugenia racial.
OBSERVAÇÃO: São considerados regimes totalitários, a ex União Soviética sob Stálin, e a Alemanha hitlerista.
REGIMES AUTORITÁRIOS: Onde não existe democracia política, com o predomínio de um regime autoritário, através de um ditador, ou mesmo de uma oligarquia política ou econômica.
Nestes regimes existem várias gradações: Existem ditaduras mais personalistas ou de grupos, porém o fator ideológico não é preponderante. A repressão, ou a presença do estado, é mais restrita às atividades políticas. Ou seja, combate-se o dissenso, base da democracia. Afinal, na democracia é fundamental o respeito ao dissenso, ou seja, as minorias que podem se tornar maiorias. 

TRADIÇÃO AUTORITÁRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA
- O golpe republicano e o caráter autoritário da República Brasileira. A tradição positivista e seu lema “ORDEM E PROGRESSO”.
- Do autoritarismo da República Velha ao varguismo. A ditadura de Vargas ( o Estado novo – 1937-1945).
- O golpe e os militares no poder.  A guerra fria e o golpe militar.
-Recrudescimento da ditadura, e edição do AI 5. O golpe dentro do golpe, em dezembro de 1968.
- Crescimento econômico e urbanização sob os governos militares. O “milagre brasileiro” de Médici.

- A distensão e abertura. De Geisel a Figueiredo.
- A vitória das oposições nas eleições de 1974, e a emergência dos movimentos da sociedade civil.
- A morte de Wladimir Herzog em 1975, e o desmonte do aparato repressivo sob Geisel.
- A campanha pela anistia.  A campanha pelas diretas já (1984). A derrota da Emenda Dante de Oliveira e a redemocratização através do Colégio Eleitoral. A Aliança Democrática e a eleição de Tancredo Neves.
- Os movimentos sociais e o impeachment de Collor. Dilemas da democracia brasileira, e o chamado presidencialismo de coalizão.


FILOSOFIA – DEMOCRACIA

- A Grécia e suas cidades-estado.
- A oligarquia e a tirania. O surgimento da democracia e da filosofia.
-Filosofia e alteridade. Sempre estamos em relação com os outros. A emergência da política como manifestação da individualidade na coletividade. O poder e o milagre da palavra no surgimento do novo.
- Os sofistas e o logos político. A arte do discurso e o surgimento do sofismo. Do sofismo a Sócrates. O surgimento da filosofia com o objetivo de compreender o mundo e tornar os homens melhores. A filosofia como amor ao conhecimento e a sabedoria.
- O cristianismo e o livre arbítrio de São Paulo. O processo de conversão ao cristianismo depende de uma decisão individual, interior. Eis o princípio do livre arbítrio, ou seja, a predominância do indivíduo perante os poderes do estado.
- A política e a democracia grega e a democracia no mundo contemporâneo.
- O despotismo oriental, e a democracia como uma tradição da cultura ocidental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário