segunda-feira, 5 de maio de 2014

OS RATOS E A REFORMA POLÍTICA - RAFAEL BRASIL

 OS RATOS E A REFORMA POLÍTICA


Os maiores ratos da política são àqueles que , por sempre estarem do lado do governo, já pensam em pular do barco, quando ele começa a afundar.  E isso já está acontecendo com os aliados do governo. Os ratos da política se aproveitam do que muitos eufemisticamente chamam de “presidencialismo de coalizão”.  Detém as tecnologias para roubar o estado, inclusive para se reelegerem. São as maiorias compradas, ou “cooptadas” pelos milhares de cargos na máquina do governo. Que suga mais da metade da economia nacional, e é geralmente privatizada. Ou pelos ladrões, ou pelas corporações. Destravar tudo isso, é obra para estadista. Precisaríamos, como diria Marco Maciel, de uma baita reforma política, para começar. É preciso falar também do assunto.  Alguém começará? 

DILMA DETÉM QUEDA?

Se Dilma cair muito nas pesquisas, Lula entra. E se entrar, como consertar os estragos da era petista? Como administrar esta era maldita? Como se desvencilhar de Dilma, se ganhar, e se ganhando, como consertar este abacaxi?

SARNEY E LULA

Principal conselheiro de Lula depois do mensalão, Sarney, durante o fracassado plano cruzado no fatídico ano de 1986, foi um dos presidentes mais populares do país. Aonde passava era ovacionado pela população. Saiu do governo sob vaias. E quase sem sair em público, inclusive nas solenidades. Popularidade vai e vem. Será que Lula se livraria de um abraço de afogado? E olha que Dilma representa a esquerda , digamos, mais ideológica no poder. Que vergonha para a velha esquerda nacional! Que antes, pelo menos era honesta. Ou parecia. Pobre, mas limpinha. Na verdade estão esculhambando tudo, ou quase tudo o que foi feito por Fernando Henrique.

DILMA E A PETROBRÁS

Dilma, do alto de sua enorme "inteligência e preparo" que lhe é habitual, disse que ninguém pode ser a favor da venda da PETROBRÁS. A Petrobrás é uma representação ou norma religiosa? Um dogma? Ora bolas. Devia ter alguém de coragem defendendo a venda pura e simples da empresa. Não só da Petrobrás, mas de TODAS AS ESTATAIS, ressalvadas os institutos de pesquisa, ou coisas do gênero.

Como diria Roberto Campos, se estatização fosse importante, em meados do século XIX estatizavam a lenha, que era o principal combustível. Ou mesmo o carvão. Se fosse bom os americanos o fariam. Mas eles preferem deixar o setor com gente do ramo. E o governo cobra os devidos impostos. Simples assim. Também devia-se vender o resto dos bancos do governo. E o banco central ter uma maior dose de autonomia. Não sou economista, mas sei bem que o que o Brasil precisa é de CAPITALISMO. Não este “socialismo” ao contrário, onde se tira dos pobres, cobrando-lhes mais impostos, e mantêm-se privilégios, sobretudo na chamada “nomenklatura estatal”. São muitos privilégios e mordomias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário