sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Imagens em Movimento: Um ser encantado chamado Manoel de Barros - SYLVIO DO AMARAL ROCHA


unnamed (1)Nesta quinta-feira, 13 de novembro, Manoel de Barros virou árvore. Em 2006, aos 90 anos, quando ainda era gente, respondeu às provocações da jornalista Mariana Filgueiras, que transformou em perguntas os versos do poeta e realizou uma das mais belas entrevistas já publicadas no Jornal do Brasil. Seria muito bom se toda entrevista pudesse ser assim. Seria maravilhoso se todos os seres pudessem ser Manoel de Barros.
“Em poesia a Razão é acessório”, começa uma das respostas de Manoel. “Quem manda em poesia é a visão. Nem o ver é fundamental. O ver também é acessório. Quem manda é a visão. A visão vem completada de loucuras, fantasias e bobagens profundas”. Visão teve também o diretor Pedro Cezar, quando libertou o poeta em imagens. O longa Só dez por cento é mentira, de 2008, é um daqueles filmes que não deveriam acabar nunca. É  acessório ver o filme. Fundamental é entender que os sentimentos cabem todos na ponta de um lápis.
O gigante Manoel fará falta. Mas bastará abrir um de seus livros para entrar em contato com o que existe de mais importante na vida. As loucuras, fantasias e bobagens profundas que transbordavam dele tornam a vida mais encantada. Difícil? “Difícil é fotografar o silêncio”, como diz o título do poema – fundamental ─ declamado pela voz de Antonio Abujamra no vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário