sexta-feira, 13 de março de 2015

Volvo promete testar carros 100% autônomos no trânsito em dois anos


Segundo a montadora sueca, cem motoristas serão selecionados para ter a tecnologia em seus automóveis

 - Atualizado em 
Empresa sueca quer ser pioneira nos testes de carros autônomos em cenário de trânsito real na Europa
Empresa sueca quer ser pioneira nos testes de carros autônomos em cenário de trânsito real na Europa(Divulgação/ Volvo/VEJA)
A montadora sueca Volvo anunciou que testará em 2017 seu sistema de direção autônoma nas ruas de Gotemburgo, na Suécia. Segundo a empresa, cem motoristas locais serão selecionados para ter seus carros guiados por meio de uma tecnologia que combinará câmeras, lasers, radares, dados e mapas.
O vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Peter Martens, afirmou que o teste será o mais avançado do mercado pois será feito com "motoristas e tráfegos reais". Outras fabricantes como as alemãs Audi e Mercedes-Benz já iniciaram testes com veículos autônomos, porém em ambientes controlados.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a tecnologia autônoma vai melhorar o trânsito nas cidades e reduzir gastos com combustível. "Fazer esse sistema 99% confiável não será bom o suficiente", disse em comunicado Erik Ceolingh, especialista técnico da montadora sueca.
Com o anúncio, a Volvo se torna concorrente direta do Google, que testa desde o ano passado carros sem motorista nos arredores da companhia, em Mountain View, na Califórnia. Em dezembro de 2014, a empresa revelou que espera que seus veículos autônomos possam ser integrados ao trânsito da Califórnia em pequena escala até o fim de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário